Escute a noticia em nosso áudio player
A segurança no trabalho é primordial para um processo de qualidade, pois quanto mais seguro, mas bem projetado e organizado é o ambiente de produção. Assim, bons profissionais se atentam aos detalhes para evitar acidentes.
Mas como podemos fazer um processo de soldagem de maneira segura e de qualidade?
Utilizando EPR: o equipamento é o básico na produção. Roupas, luvas, óculos, respirador e protetor de ouvido, servem para impedir que faíscas e resíduos possam atingir partes sensíveis, e evitam queimaduras.
Cuidado com inalação de gases que são liberados no processo de solda, use respirador! Os ruídos demasiados podem danificar sua audição, utilize protetores auriculares.
Evitando riscos:
- Não sobrecarregue a máquina: o equipamento além da sua capacidade, poderá causar um superaquecimento nos cabos e, consequentemente, um incêndio.
- Explosão: Evite operações de soldagem em peças revestidas com chumbo, grafite, cádmio, zinco, mercúrio, berílio ou crômio, pois esses metais causam uma fumaça tóxica. Se for o caso, retire os revestimentos da área da soldagem com uma lixadeira/esmerilhadeira.
- Prevenção: Mantenha seu equipamento de prevenção de incêndio em dia, assim como o treinamento da sua equipe, a validade dos extintores e a facilidade de encontrá-los dentro da fábrica. Barreiras ajudam a preservar a segurança das pessoas ao redor. Mantenha o ambiente sempre ventilado.
- Queimaduras: os processos de soldagem e corte projetam fagulhas e faíscas, por isso é preciso se manter afastado e também manter a segurança das pessoas.
- Recomendação: não realizar processo de solda próximo a inflamáveis como gás e gasolina.
Um ambiente adequado garante a segurança dos trabalhadores e a qualidade do que está sendo produzido!





